O que é sucesso pra você?

SUCESSO
substantivo masculino
  1. aquilo que sucede; acontecimento, fato, ocorrência.
    “os s. da história”
  2. qualquer resultado de um negócio, de um empreendimento.
    “bom s.”
  3. bom resultado; êxito, triunfo.
    “tentou sem s. conquistá-la”
  4.  pessoa ou coisa vitoriosa, de grande popularidade.
    “esta música é o s. do momento”
  5.  parto.
    “ter bom s.”
Origem
⊙ ETIM lat. successus,us ‘entrada, abertura; bom resultado, êxito’
Fonte: Google

 




Uma casa, grande, com mais banheiros do que possa usar por vez, ainda que receba visitas; Um carro do ano, banco de couro, ar condicionado, trio elétrico, teto solar, todo segurado; Uma faculdade, um diploma universitário com seu nome escrito em um papel com uma assinatura em tinta preta de alguém que você nem conhece, objetivando provar para alguém que você agora está apto a desenvolver uma atividade profissional remunerada; Ter uma mulher(homem) mais bonita(o) do que dos seus amigos(as); Ficar naquela reunião chata, fazer hora extra no trabalho pra poder ganhar mais dinheiro no final do mês até porque seu salário é fixo e não variável, e você tem contas pra pagar; Ter mais de 100 likes naquela foto que postou no Facebook; Ter seguidores no Twitter, Instagram, YouTube, Snapchat; Frequentar lugares caros; Alavancar seu status social… O que te define como bem sucedido?

 

O futuro é um labirinto pra quem não sabe o que quer.

 

A interpretação de sucesso é relativa. O conceito para definição do que é felicidade é subjetivo, assim como saber o que é bem-sucedido. Sendo assim, pode variar de pessoa pra pessoa. Isso significa trocar todas as coisas que poderia ter se quisesse, inclusive as que você já tem, para perseguir algo de maior relevância, a fim de obter status, afirmação ou auto realização?

Não faça da sua vida um escambo entre tempo e dinheiro. Saiba o que quer, reveja suas prioridades, seus valores, o que te faz bem, e não simplesmente aceite aquilo que teoricamente é o melhor, de acordo com estruturas pré moldadas, conceitos fabricados, fórmulas aplicadas.

  • Qual é a fórmula para o sucesso? Não existe formula para o sucesso.

O que adianta ter tudo, e ser infeliz no processo? Dispender de todo o esforço possível apenas para a aquisição do que se quer ter. Bens. Fúteis. Voláteis. Qual a diferença entre ter o mínimo possível necessário para viver hoje, e obter o sucesso mesmo assim?

Para aquele que desconhece o destino, metade do caminho é a chegada.

Você está esperando o momento certo chegar para ser bem sucedido? Se você está lendo isso, já é um sucesso. Você pode ler, enquanto algumas pessoas não podem sequer enxergar. Ainda as que enxerguem, podem ser analfabetas. Você acordou hoje, alguém dormiu pra sempre. Você tem um computador, ou um celular moderno e, certamente, acesso à internet. Em quem quer por a culpa lá na frente se você fracassar agora?

Não dependa do conceito pré-fabricado de sucesso para te dizer o que tem que fazer, onde deve chegar, o que deve aprender. O entendimento do que é sucesso é pessoal e intransferível. Ao invés de aceitar o que deve fazer, aceite a si mesmo e entenda o que te motiva. O que queria estar fazendo ao invés de estar fazendo o que lhe disseram pra fazer. Se você fizer exatamente o que alguém já fez, vai apenas chegar exatamente onde alguém já chegou. Todas as trilhas levam ao mesmo itinerário.

Critique. Não critique aquele que faz algo diferente do que você faz, mas critique a si mesmo para avaliar se você é bem sucedido, consigo mesmo, e não para alguém. Seja aquele que o seu eu de 10 anos teria orgulho.

Vou perguntar de novo: Você sabe o que é sucesso pra você?

 

© MINIMALISTO: Minimalismo, por um minimalista.

COMENTÁRIOS